Image and video hosting by TinyPic
Sexta-feira, 16 de Janeiro de 2015

SETÚBAL DA CDU...

DSCF6279.JPG

Paulo Lopes, vereador e presidente da Comissão Política do PS, questionou, na última reunião camarária, a presidente-comendadora da câmara de Setúbal, Dores Meira, sobre a casa onde nasceu a setubalense Luísa Todi e que se encontra em continuada ruína, a que os últimos escorramentos não vão conseguir evitar. Recordemos que esta casa, situada no popular bairro de Troino, junto ao Largo da Fonte Nova foi adquirida pelo município sadino, durante a presidência de Carlos Sousa (corrido pelo PC, como todos nós recordamos, num processo que até hoje anda embrulhado em muitas dúvidas e suspeições), através de um apoio financeiro de 90 mil euros, atribuído por duas empresas ao abrigo da lei do mecenato. A aquisição do imóvel, situado na Rua da Brasileira,  destinava-se a criar um novo espaço cultural - a Casa Luísa Todi - a exemplo do que foi feito com a casa onde nasceu o poeta Bocage, outro ícone setubalense da Cultura.

Depois de adquirir o edifício com as verbas atribuídas pelas empresas Sete Mil e Cinquenta - Sociedade Imobiliária, Lda. e Construções Manuel Rodrigues Gomes, Lda., a autarquia proponha-se recuperar e transformar o imóvel numa casa-museu, tendo já garantido a disponibilidade do Centro Nacional de Cultura para elaborar o projecto de obras e de musealização. A futura Casa Luísa Todi deveria albergar o espólio que fosse possível reunir da artista setubalense de projecção internacional, bem como algumas valências para promoção/produção cultural, a par da evocação da memória da cantora lírica setubalense.

Mas até hoje, a casa continua a degradar-se, cheia de pombos e outros bicharocos, com travamentos interiores a segurar os tetos, numa desesperada acção para o interior não desabar por completo, o que nos parece, infelizmente, muito provável... Sobre a intervenção da câmara, respeitando uma promessa (mais uma do PC/Verdes!...), feita anos atrás aos ingénuos setubalenses e azeitonenses, a nossa estimada presidenta-comendadora, medalhada pelo actual direitista presidente da república, para concretizar a promessa, segundo afirmou, falta ainda angariar cerca de 600 mil euros... Vai andando, mana!!!

DSCF7415.JPG 

Quando é que a nossa câmara resolve acabar com fios a pender das fachadas dos prédios, principalmente os das cablagens de telecomunicações e televisões por cabo, dando uma má imagem à cidade, colocando, inclusivé, em risco a segurança dos peões?

Porque é que o nosso município não adota novas regras, talvez em articulação com a ANACOM (Autoridade Nacional de Comunicações), obrigando as empresas de comunicações a enterrar as infraestruturas e a substituir as cablagens por ligações subterrâneas?

DSCF7403-001.JPG

Continuam a utilizar este ponto como púnico público a céu aberto, sem a menor preocupação pela higiene do local, colocando em claro risco a saúde pública, sem receio de serem incomodados  pelas autoridades ou por quem quer que seja. Quando é que a câmara de Setúbal resolve de uma vez para sempre por cobro a este verdadeiro escândalo à vista de quem passa, sejam homens, mulheres ou crianças, já para não falar que este ponto de mijanças e caganças se situa junto à Praça de Bocage, numa rua entre a Igreja e uma farmácia? Uma vergonha!!!

Etc e Tal às 11:46

Link do Post | Comentar
partilhar

SETÚBAL E ARREDORES - Cláudio Fernando:


SETÚBAL E ARREDORES - Cláudio Fernando:

.. ..

ARQUIVOS

 

Junho 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
26
27
28
29
30