Image and video hosting by TinyPic
Quarta-feira, 3 de Junho de 2009

FRENTE RIBEIRINHA DE SETÚBAL NAS MÃOS DO POLIS

Está em discussão pública desde o passado dia 23 e até ao dia 22 de Junho, o Plano de Pormenor da Frente Ribeirinha de Setúbal (Polis). Trata-se de um importante plano para a cidade que deveria merecer da parte de TODA a população uma maior participação. Todo este processo pode e deve ser consultado na Sociedade Setúbal Polis ou na Câmara Municipal.

.

Ainda não está aprovado o Plano de Pormenor e já se publicita a venda de lotes...

.

De entre as várias propostas apresentadas, três deveriam suscitar muita atenção: está prevista a criação de três lotes, como a foto acima documenta, compreendidos entre o Parque Urbano da Albarquel e o edifício utilizado pelos pescadores para a recolha do seu material, implantados paralelamente ao rio e a menos de 10 metros do espelho de água, numa extensão, cada um, superior a 100 metros, com QUATRO pisos de altura, criando uma barreira arquitectónica, qual muralha de betão, que impede o desejável relacionamento da cidade com o seu rio. 

A venda destes lotes deverá servir para pagar a parte que cabe ao município das obras do Polis, mas na opinião de muitos setubalenses não passa de pura especulação imobiliária...

Uma outra proposta diz respeito à circulação na avenida marginal, tão falada nas reuniões camarárias, que prevê a manutenção em grande parte da sua extensão, de sentido único de tráfego, proposta que não recolhe a simpatia dos cidadãos, especialmente dos comerciantes de toda esta vasta área.

.

Está ainda previsto a construção de novos edifícios, ocupando o espaço dos actuais parques de estacionamento, sem que haja, até à data, alternativas. Por exemplo, os prometidos e tão falados (e já famosos!) silo-autos e parques de estacionamento...

.

Os documentos para consulta pública do Plano de Pormenor da Frente Ribeirinha de Setúbal, estão disponíveis aqui:

http://www.mun-setubal.pt/Editais/

Mais uma grande borrada do Polis: os repuxos ou jogos de água instalados na calçada da zona central da Avenida Luisa Todi, frente às antigas instalações de um stand de automóveis, em lugar de serem motivo de satisfação, são, pelo contrário forte motivo de preocupação para os passantes.

Devido à deficiente falta de escoamento que força a água a inundar o passeio, ou se opta por retroceder e procurar outro caminho, ou socorre-se da ajuda de um estrado para não molhar sapatos e pés. Isto já para não  falar na destruição mais do que provável da calçada... Pelos vistos, os nossos responsáveis camarários ainda não acordaram!

E ainda há boas almas (ortodoxas) que garantem a pés juntos que este Polis é uma obra-bandeira da CDU, na cidade de Setúbal!. Vejam lá se a obra não fosse bandeira!!! 

Esta representação de Setúbal e da Península de Tróia, já foi muito contestada, pelo facto de terem recortado mal a Peninsula. Depois dos reparos feitos pela comunicação social e por munícipes, lá fizeram o favor de rectificarem o erro. Agora está tudo certo - tudo não, ou isto não pertencesse ao Polis. A obra, feita em ferro, está a ficar afogada e, dentro de pouco tempo, ferrugenta, contaminando tudo à sua volta, num verdadeiro atentado à saúde pública. E ninguém responsável vê isto...

 

Etc e Tal às 13:57

Link do Post | Comentar
partilhar

SETÚBAL E ARREDORES - Cláudio Fernando:


SETÚBAL E ARREDORES - Cláudio Fernando:

ARQUIVOS

 

Junho 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
26
27
28
29
30