Image and video hosting by TinyPic
Segunda-feira, 17 de Fevereiro de 2014

NOVO RUMO PARA PORTUGAL

Realizou-se no passado dia 15 do corrente, em Setúbal, a Conferência "Conhecimento e Economia do Mar", inserida na Convenção "um Novo Rumo para Portugal", moderada por Ana Paula Vitorino, engenheira civil, e que contou com os oradores Mário Ruivo, biólogo, João Guerreiro, professor catedrático, Rui Azevedo, economista e Emanuel Gonçalves, professor. Encerrou este ciclo de conferências o secretário-geral do Partido Socialista, António José Seguro. (na foto acima)

CONHECIMENTO E ECONOMIA DO MAR

Portugal encontra-se num local privilegiado para fazer do mar um dos recursos fundamentais de desenvolvimento da nossa economia, dispondo de uma das maiores Zonas Económicas Exclusivas (ZEE) da Europa, com mais de 1.700.00 km2, o correspondente a aproximadamente 18 vezes a sua dimensão terrestre. A sua ligação ao mar advém da época dos Descobrimentos e Portugal goza de uma reputação internacional de país marítimo com ideias e acções próprias, sendo um contribuidor activo para a Agenda Global dos Oceanos.

O oceano é, efectivamente, um factor de referência e uma oportunidade para colocar Portugal no centro de uma rede económica de criação de valor associado ao mar. Todavia, são igualmente conhecidos constrangimentos e desajustamentos que não têm permitido colocar este potencial ao serviço do desenvolvimento económico e social. Um dos maiores desafios na formulação de uma estratégia nacional para o mar resulta da dificuldade em avaliar a situação actual e prever os potenciais desenvolvimentos.

Actividades como o transporte marítimo, a actividade portuária, a indústria naval, a pesca, o turismo, as energias renováveis, a ciência, tecnologia e inovação, a biotecnologia e a exploração de recursos vivos e não vivos são vertentes a ser exploradas. Aproveitar a forte ligação histórica de Portugal ao “recurso mar” procurando-o dinamizar e potenciar pela via da inovação, deverá ser a linha orientadora a seguir.

"Portugal precisa de um novo rumo. De uma nova visão. De um novo impulso cívico. Este é o momento de agir. O Mar é o nosso futuro! A melhor maneira de celebrar os 40 anos de Abril é transformar 2014 num tempo de mudança e de viragem. A situação  de Portugal é muito grave e requer um grande esforço coletivo que só pode resultar se houver um novo rumo!", disse ao ETC & TAL o presidente da Comissão Política Concelhia de Setúbal e vereador no Município sadino, Paulo Lopes. "

:
Etc e Tal às 10:57

Link do Post | Comentar
partilhar

SETÚBAL E ARREDORES - Cláudio Fernando:


..

TRADUTOR
TRANSLATOR

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish
... Image and video hosting by TinyPic ..

..
TOTAL VISITANTES
DESDE JUNHO 2007
Web Counter
NESTE MOMENTO OBRIGADO PELA VISITA ...

BLOG BARREIRO

"A PARAGEM DO 18"

Clique na imagem

<

...

SETÚBAL E ARREDORES - Cláudio Fernando:

... ...
.. ..

ARQUIVOS

Image and video hosting by TinyPic ..

..

-

.. Image and video hosting by TinyPic .. ...
CLIQUE AQUI:
... ...

-

 

Junho 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
26
27
28
29
30