Image and video hosting by TinyPic
Terça-feira, 8 de Dezembro de 2015

LIBERDADE NA POBREZA?

NAO TE LAMENTES....jpg
 "Nunca percebi como se pode andar na política sem o objectivo último ser alcançar a liberdade para os nossos concidadãos. Sempre vi com clareza que só a liberdade de fazermos as nossas escolhas pode levar à felicidade. É por isto, só por isto, que sou de esquerda.

No sistema que, bem ou mal, montámos, não existe liberdade sem dinheiro no bolso. Não existe liberdade se somos obrigados a aceitar qualquer trabalho, por qualquer salário miserável. Não existe liberdade quando não podemos escolher ir viver para fora de casa dos pais. Não existe liberdade quando não podemos sair de casa porque tudo custa dinheiro e nós não temos nenhum no bolso. Não existe, não pode existir, liberdade na pobreza. Que liberdade quando não podemos comprar um livro? Que liberdade quando não temos acesso a informação? Que liberdade quando olhamos para o nosso filho e nos envergonhamos de não lhe poder comprar um brinquedo há meses? Que liberdades quando uns podem estudar até aos 45 e outros trabalham desde a adolescência?

Por outro lado não me faz, nunca me fez, confusão a ideia de existir alguma desigualdade. Que me importa ter um patrão e saber que lhe dou lucro (ou seja, paga-me menos do que valho) desde que eu tenha um salário que me permita viver em liberdade, desde que não tenha sido obrigado a aceitar este trabalho, desde que me tratem com respeito. Nesse sentido defendo o direito a ser patrão se se sentir vocação para tal e se isso não significar que outro não tenha acesso à liberdade.
E é por estas razões que sou de esquerda. Da esquerda democrática. Porque, deixado aos ideais liberais, a evidência histórica mostra claramente que o capitalismo apenas gera desigualdades crescentes. Porque só políticas públicas podem fazer deste sistema, na minha opinião o mais compatível com a democracia, aceitável. Só a esquerda pode manter a desigualdade em valores aceitáveis. Uma desigualdade compatível com a liberdade."

Etc e Tal às 11:49

Link do Post | Comentar
partilhar

SETÚBAL E ARREDORES - Cláudio Fernando:


..

TRADUTOR
TRANSLATOR

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish
... Image and video hosting by TinyPic ..

..
TOTAL VISITANTES
DESDE JUNHO 2007
Web Counter
NESTE MOMENTO OBRIGADO PELA VISITA ...

BLOG BARREIRO

"A PARAGEM DO 18"

Clique na imagem

<

...

SETÚBAL E ARREDORES - Cláudio Fernando:

... ...
.. ..

ARQUIVOS

Image and video hosting by TinyPic ..

..

-

.. Image and video hosting by TinyPic .. ...
CLIQUE AQUI:
... ...

-

 

Junho 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
26
27
28
29
30