Image and video hosting by TinyPic
Segunda-feira, 16 de Maio de 2016

EM APENAS 24 H. O BRASIL RETROCEDEU 30 ANOS COM O USURPADOR TEMER

1 VERMES.jpg

O discurso com que o presidente interino Michel Temer inaugura seu governo faz tremer a todos nós que lutamos por justiça social na última década. Depois de afirmar que vai "eliminar" vários ministérios, diz que vai manter os programas sociais, mas que é passado o tempo do "desfrute" dos direitos constitucionais e que agora chegamos à era da eficiência.

Não é o que se revela na letra da lei. A analise da Reforma Administrativa estabelecida pela Medida Provisória 726 publicada em edição extra do DOU de 12/05. Considerando apenas os pontos relativos ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, temos a real dimensão desse jogo de palavras e do que nos espera neste tempo de (d)eficiências.

Para começar, quando trata das atribuições do novo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, vemos registradas como prioridade a política industrial, sendo suprimidas todas as atribuições sobre a Política Nacional de Assistência Social, a Política Nacional de Renda de Cidadania, que é o Bolsa família, e a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, na qual se encontram os programas de cisternas e aquisição de alimentos.

1 TEMER FICHA SUJA.jpg

Suprimiram deliberadamente o Bolsa Família? Se esqueceram do Bolsa Família? Fizeram um Ctrl C + Crtl V mal feito, de última hora, que não passou, como obriga a norma, pelo crivo de nenhum órgão público? Seja qual for a alternativa escolhida, temos a falta de importância que é dada por Temer e o ministro do govenrno interino, Osmar Terra, à agenda social. O ministro, por sinal, começa sua gestão com uma série de declarações equivocadas à imprensa, como que as pessoas têm medo de trabalhar e perder o Bolsa Família, mostrando total desconhecimento do programa. Os números mostram que 75% dos beneficiários trabalham, a mesma média da PEA nacional. Ele também diz que “Bolsa Família não pode ser objetivo de vida”, ignorando as 4 milhões de famílias que abriram mão do benefício voluntariamente porque melhoraram de vida. O governo interino já começa reforçando o preconceito contra os pobres, coisa que passamos tanto tempo tentando abolir.

A junção das pastas MDS e MDA já revela que serão áreas desidratadas. Perdem e enfraquecem os dois temas. O descaso com o social vai se revelando. Pelo texto da MP726 o INSS passa para o novo MDS.

Para quem tem um mínimo de conhecimento sobre gestão é difícil acreditar em tamanha maluquice. Esse novo ministério vai coordenar duas agencias gigantescas como o INCRA e o INSS, ambas com milhares de servidores? Vai tratar de estrada vicinal em assentamentos, desapropriação de terras, aposentadoria e pensões? Na administração direta, vai coordenar a rede de Assistência Social, o SUAS, o Bolsa Família e toda a política de desenvolvimento agrário, passando pelo Pronaf?

1 JUVENTUDE.jpg

O corta e recorta mal feito não foi apenas um erro de edição. Tão pouco é só um total descaso com a rede de proteção no Brasil. Trata-se do início do maior desmonte promovido contra a área social duramente construída no pais pós CF/88.

Para garantir seus direitos e impedir o retrocesso, a população terá que ir alem do papel que o vice presidente em exercício acha que cabe a ela, que é o de colaborar e aplaudir. Não falar sobre o problema, como quer Temer, não vai fazer com que ele suma. Cabe aos mais prejudicados, que prezam pela democracia, sair à ruas: é hora de luta.

colaboração:Tereza Campello

(foi ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome no governo Dilma)

 

 

 

Etc e Tal às 18:00

Link do Post | Comentar
partilhar

SETÚBAL E ARREDORES - Cláudio Fernando:


..

TRADUTOR
TRANSLATOR

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish
... Image and video hosting by TinyPic ..

..
TOTAL VISITANTES
DESDE JUNHO 2007
Web Counter
NESTE MOMENTO OBRIGADO PELA VISITA ...

BLOG BARREIRO

"A PARAGEM DO 18"

Clique na imagem

<

...

SETÚBAL E ARREDORES - Cláudio Fernando:

... ...
.. ..

ARQUIVOS

Image and video hosting by TinyPic ..

..

-

.. Image and video hosting by TinyPic .. ...
CLIQUE AQUI:
... ...

-

 

Junho 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
26
27
28
29
30